Tags: , , , ,

Efeito de Massa 3: Mais polêmico que mamilos.

Eu acho super digno quando uma empresa séria - no caso a Bioware -  se curva diante dos seus fãs e com a maior humildade do mundo resolve "corrigir" o que uma grande maioria reclama. No caso em questão, estamos falando do polêmico fim de Mass Effect 3 e como a maioria já sabe, não agradou a uma parcela considerável de jogadores fanáticos. Alguns organizados, fizeram uma petição para muda-lo e para ganhar visibilidade, os criadores do documento se associaram a uma ONG e pediram doações que seriam revertidas em caridade. Outro (LOKA DA PERERECA) relatou a publicher Eletronic Arts à comissão federal do comercio, uma espécie de Procon americano. Sim, você leu corretamente, pessoas que nunca viram uma vagina/pênis na vida, são perigosas! Esse individuo alegou que a empresa não cumpriu as informações passadas pelo departamento de relações públicas no produto final. Enfim, eles cederam as críticas e agora dizem que farão outro final. Mas ai é que tá, quando a esmola é demais, o santo desconfia......



Seria muito bom se vivêssemos em um mundo maravilhoso onde as pessoas só queiram fazer o bem sem querer nada em troca, mas na verdade sabemos que não é isso o que acontece. A Bioware não só se dispôs a ouvir as críticas, como também resolveu considerar a troca no rumo do jogo. Dr. Ray Muzyka, públicou nesta quarta-feira (21), uma carta de retratação em nome da companhia no fórum oficial, dizendo que embora acreditem que Mass Effect 3 tenha sido o melhor trabalho que já criaram, é "inacreditavelmente doloroso" receber tanto feedback negativo de fãs da franquia e por mais que em primeira instância o impulso de defender sua cria seja grande, a Bioware percebeu que precisa aceitar as críticas (construtivas) e o fará humildemente. Disse também que mesmo com tanto envolvimento em sua criação, toda a equipe vem pensando em agregar os comentários e sugestões vindas do twitter, facebook, fóruns e até da própria industria de games. Vamos falar o português claro: Mais uma oportunidade de ganhar dinheiro. Não que isso seja incorreto, afinal compra quem quer e embora eles ainda não tenham revelado como será lançado esse novo desfecho, tem que fazer uma linha Madre Thereza para acreditar que a EA vai deixar isso muito barato.


Não é de hoje que o jogo se vê envolto a polêmicas. Primeiro veio o anuncio de um DLC antes do jogo ser lançado. Na verdade, eles deixaram escapar no market place do Xbox e depois, revelaram que no dia em que fosse lançado, Mass Effect 3 teria um extra chamado From Ashes e que nele daria para jogar com um representante da raça supostamente extinta, os protheans e é aí que mora o perigo. Não é necessário jogar com esse personagem no time para terminar o game, no entanto um jogo focado no enredo como este é, ficar sem  o personagem é doloroso. Imagina, você está assistindo o Senhor dos Anéis, e no terceiro filme fica sabendo que Gandalf só vai aparecer na tela se você pagar U$ 10,00, sendo que ele está no filme, mas a imagem só será liberada após o pagamento, absolutamente revoltante. Não é de hoje que essa "tática" dos DLCS já no disco são aplicadas nesta geração, a capcom que o diga, o bom senso parece não operar entre as produtoras que querem faturar a todo custo em cima de um jogo famoso. A BioWare deu a desculpa que era uma estratégia para inibir a pirataria, ok agora vocês podem contar aquela do português....




Não parou por ai, durante a produção do game, a Bioware revelou que no jogo haveria a possibilidade de Shepard ser gay, ficaria a cargo do jogadores fazerem as escolhas que o levaria ao romance com outro homem/mulher e isso de certa forma gerou um desconforto nos jogadores sexualmente inseguros. Claro, porque uma pessoa que teme o tema, e xinga muito no twiiter por conta disso, no mínimo tem uma vontade incubada de ceder o brioco e não faz por ter fantasmas internos que os impeçam. Mas voltando ao jogo, o clima ficou mais tenso quando finalmente foi lançado. No Metacritics, os críticos de sites especializados ao redor do mundo deram boas notas, dignas claro, afinal estamos falando de Mass Effect, uma das melhores - se não a melhor - série scifi da geração. Ficou com média 93 num somatório de todas as notas dadas. Mas o site não agrega somente valores dos críticos, como também dos leitores que podem enviar reviews a serem publicados e como crianças pirracentas e preconceituosas que são, o game foi clássificado com média final de 4.8. E pasmem, o motivo pela nota final na maioria dos reviews não era o polêmico final e sim a possibilidade de dois homens se amarem, já que duas mulheres já era permitido desde o primeiro jogo. É incrível como em pleno 2012 as pessoas ainda tenham uma mentalidade tão provinciana. Se não querem ser gays no game, não precisa ser. Enfim, é um assunto que nem sei se vale a pena ser discutido de tão ridículo que é.



Finalizando...


Espero sinceramente que o novo final de Mass Effect 3 seja como as pessoas queiram, mas eu truco que mais uma polêmica virá a ser discutida no lançado, de que a Bioware não devia cobrar por isso e que deveria vir por atualização. Obviamente será cobrado, tudo o que leva o selo da EA, leva o selo Kotick de qualidade e mais óbvio ainda serão as vendas astronômicas e ai eu pergunto: Até quando as pessoas vão ficar reclamando e Hipocritamente comprando?

0 comentários: