Tags: , , , , ,

Troféu Óleo de peroba: Sony dá CTRL+C na Nintendo.


O plágio é tão na cara dura que Mestre Miya deve estar gargalhando horrores lá de seu trono no alto do monte Fuji. Playstation All Stars Battle Royale é prova de que sony perdeu a vergonha na cara de vez e como não é a primeira vez que isso acontece,  resolvi fazer um histórico dos CTRL+C, CTRL+V que a sony já executou pra cima da Big N.

Vocês já devem estar carecas de saber desse jogo, afinal a notícia se espalhou como rastro de pólvora a algum tempo e eu ainda não postei aqui no blog. A suspeita já existia, a sony como sempre não consegue guardar bem seus segredos, então foi somente a confirmação do que já estava rolando por aí. O jogo é praticamente um mod de Super Smash Bross como vocês já devem ter visto em vídeos, e o babado já está formado. Vamos jogar com Link Kratos, Peach Fat Princess e por aí vai. Praticamente todos os personagens exclusivo e icônicos da sony estarão no jogo, assim como alguns third party que ainda não foram confirmados. Muita gente está dizendo que os personagens Sony não tem o mesmo carisma que os da Nintendo e talvez não tenham mesmo para uma certa parcela de jogadores que já deixaram a Nintendo de lado na época do Psone, mas para quem começou a vida gamer no console da sony, está achando maravilhoso. O fato é que tudo que é bom, é sempre copiado mesmo e a sony tem cara de pau suficiente para assumir esse plágio. As empresas querem é dinheiro, o amor por personagens feitos de polígonos, guerra de marcas e brigas de fórum, elas deixam para nós, pobres e mortais.


Além do PASBR, algumas coisa já foram plagiadas no decorrer desses 18 anos de existência do playstation, vamos relembrar:


Rumble pack






Lançado em 1997, o acessório fazia o controle tremer conforme os estímulos do jogo. Vinha em um pacote junto com Star Fox 64 e quem não lembra da propaganda? Dizia assim: "Para ter o feedback, segure na mão do seu avô". Para a época, era muito inovador e passou a ser padrão para todos os jogos, então o que a sony fez? Ouviu as principais reclamações dos jogadores ao acessório e lançou um controle turbinado com um rumble embutido, sem necessidade de pilhas e bem mais leve. O acessório do 64 deixava o controle pesado e consumia muitas pilhas. Dessa vez a sony foi rápida no gatilho, lançou o seu controle no mesmo ano do jogo da Nintendo e conseguiu bastante sucesso, tanto que o padrão para controle é o mesmo até hoje.




Se fosse redondo poderia ter outra utilidade....



Dual Shock


Como mencionei acima, a sony correu após o lançamento do Rumble pack para não ficar atrás da nintendo. Mas onde diabos enfiaria uma coisa que faz o controle tremer em um controle sem entradas? Bem, a solução foi fazer outro controle e porque não copiar a maneira de controlar também? Afinal, o playstation era capaz de fazer gráficos poligonais tanto quanto o 64, sem anti aliasing, mas fazia. A solução perfeita era "criar" o Dual Shock, que nada mais é que um controle de N64 com dois analógicos que tremia!! Perfeito, a sony acertou na mosca e o segundo analógico do controle solucionava um dos problemas do concorrente, que eram os botões "C". A segunda alavanca funcionava como esses botões, só que analogicamente. Foi então que nascia um dos controles mais populares de todos os tempos.




Playstation Move


Conhecido como dildo luminoso no mundo das travas, a imitação de wii mote foi lançada não tem muito tempo para não deixar a sony para trás na corrida dos casuais. O controle deu utilidade a um acessório já lançado a bastante tempo, a playstation câmera. Ela reconhece o movimento do controle e os manda direto para hardware do console. Legal não? Assim como o dualsock, o move melhorou o que a nintendo já havia criado, fazendo com que o dildo reconheça movimento com muito mais precisão que a concorrente. Mas o sucesso não foi o mesmo do primeiro plágio, o move foi lançado para um apelo casual em um video game onde praticamente 90% do público é hardcore. Não emplacou tão bem, faltando apoio das thirds e jogos para esse público em específico. No final, o controle é usado pelo mesmos jogadores de sempre e muito bem, diga-se de passagem! Jogar Killzone 3 com o move, é praticamente outra diversão.


prefiro a forma mais arredondada do move, se é que vocês me entendem.....




Finalizando....

Nada nesse mundo se cria, tudo se copia. A sony está errada? Bom, todas as suas cópias foram um enorme sucesso, com exceção do move que anda um pouco esquecido, mas talvez Sorcery corrija um pouco isso, porém não é o jogo para o público ao qual o controle anseia. Enfim, se eu tivesse uma empresa e pudesse fazer algo que a outra faz, com melhorias, não exitaria, afinal quem vive de brigas em fóruns somos nós né? Eles querem é money, então é isso. Espero que tenham gostado desse apanhado de coisas, se esqueci de algo, falem nos comentários que eu acrescento aqui, ok? 

beijundas.


0 comentários: