Mas não vamos falar dos quadrinhos e nem da tragédia que aconteceu na pré-estreia de O Cavaleiro das Trevas Ressurge no Colorado nos EUA, fato esse que os jornalistas adoram sugar até a ultima gota de sangue pela audiência, não preciso nem falar que vai aparecer o quadrinho do Batman onde aparece um personagem atirando no cinema e por ai vai. Sinto muito pelas famílias que perderam seus entes queridos numa tragédia, hoje só nos resta torcer para o acusado ter o que merece. Ficam registradas minhas condolências e que todos estejam em paz neste momento de dor.
Batman surgiu pela primeira vez na televisão em 1943 numa “minissérie” de 15 capítulos, essa série ganhou destaque por trazer pela primeira vez o personagem em live-action, além de imortalizar a batcaverna e a entrada da mesma que era através do relógio de pendulo. Quem conseguiu assistir ao Batman Live que se apresentou no Brasil há alguns meses vai se lembrar desse momento nostálgico.
The Dark Knight (2008), sim meus amigos o que falar deste filme que para muitos é o melhor filme já feito sobre o herói (sem nostalgia). Poderia ficar horas só falando desse filme mas de maneira resumida. The Dark Knight foi aclamado pela crítica, e foi incluído em diversas listas de melhores filmes do ano, se tornou o quarto filme a passar a arrecadação de US$1 bilhão de dólares mundialmente, o filme recebeu ainda oito indicações para o Oscar, ganhou em duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante, um prêmio póstumo para Heath Ledger (As 10 coisas que eu odeio em você) e Melhor edição de som.
O que seria de The Dark Knight Rises sem Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher Gato), Joseph Gordon-Levitt (John Blacke), Marion Cotillard (Miranda Tate) Tom Hardy (Bane) Michael Caine (Alfred), Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Gary Oldman (Comissário Gordon) e Morgan Freeman (Lucius Fox)?
Bom, sinceramente eu não sei, mesmo um pouco cético no inicio com a escolha de Anne Hathaway (O Diabo veste Prada) como Selina, vejo que depois de assistir a projeção, ela não poderia ter me surpreendido tanto, essa modernização da personagem caiu muito bem para o universo Batman criado por Nolan e ainda bem que esta Selina não tenta ser a insuperável Mulher-Gato, Michelle Pfeiffer de Batman Returns. Anne criou uma personagem única e sua também.
Tom Hardy (Inception) aceitou um papel sabendo das possíveis comparações que claramente iriam aparecer com relação ao Coringa de 2008, essas comparações são injustas na minha opinião, porém são sadias e vão servir para o Boca a Boca do filme. Tom Hardy se mostra um verdadeiro artista, ele consegue passar todos os sentimentos (mesmo que não sejam os melhores rsrsrsr) sem ao menos ter o rosto exibido na tela por conta de sua mascara, a interpretação corporal e até dos olhos chamam a atenção e assim Bane também se torna um vilão à altura da trilogia e não poderia ter sido melhor escolha diante da proposta da conclusão da trilogia. Tom Hardy ganhou mais respeito comigo.
Eu não poderia escrever sobre este filme sem comentar a atuação de Christian Bale, desta vez ele mostra um Bruce Wayne comum, com uma mistura de sentimentos bons e ruins, um homem que não é intocável e que consegue se expor muito bem nas cenas onde é mais exigido, o personagem Batman, que não é um herói com super poderes, esta eternizado mais uma vez para o grande publico atual e isso sim, devemos ao ator que soube não só interpretar um mascarado mas dar um sentimento que esta acima da vingança pessoal do Homem-Morcego.
Num ano onde os super-heróis estão por ai soltos nos cinemas, seja com o divertido e ótimo Os Vingadores ou O Espetacular Homem-Aranha (sendo este ultimo um reboot) Batman mostra que em materia de filme ainda esta na frente de seus concorrentes, mesmo que de uma maneira sutil. Quanto aos Vingadores não tenho o que falar muito, é um filme que realmente surpreende pelo capricho e tornou o sonho de muitos nerds realidade, era meu filme preferido ate antes do Batman, sem falar que é meio injusto compara-los também, a única semelhança esta em ser adaptações de personagens dos quadrinhos. Os Vingadores já tem um lugar garantido no meu coração e será por alguns anos o melhor filme de SUPER-HERÓIS. Já o novo filme do Spider-man, que conta a uma interpretação única e muito boa do ator jovem Andrew Garfield (A Rede Social) não consegue trazer nenhuma surpresa que já não havia sido revelada no passado de alguma maneira, guardando as devidas proporções o filme é mais do mesmo em 80% do seu tempo. Pode sim virar uma ótima trilogia (e esperamos que seja melhor que o final da antiga), porém os fãs do Spider-Man no CINEMA que me desculpem mas O Espetacular Homem-Aranha (2012) não é tão espetacular assim. Quero deixar bem claro que também não é possível comparar diretamente com Batman.
Em 165 minutos de duração veremos muitas explicações e com elas doses cavalares de ação, O cavaleiro das trevas Ressurge é sim épico, tira um pouco da maquiagem do Coringa e do Duas-Caras para dar lugar a sombra que é característica do personagem.
O filme possui toda a cara dos Filmes de Nolan, sempre existem diversos personagens principais interagindo, isso pode não agradar a todos, sem falar que atrapalha quando as respostas precisão aparecer, o que acaba gerando um ritmo acelerado para alguns dos diálogos mais importantes, por falar em diálogos, se você tiver um inglês bom pode piscar durante a exibição do filme, agora se for mediano como o meu, não perca nenhuma legenda, digo isso pois para entender o filme na sua totalidade vai ser preciso atenção extra nos diálogos. Se duas horas e quarenta e cinco minutos parecem muito, eu ainda queria mais uns quinze minutos só para me despedir de alguns personagem com mais calma.
O filme ainda tem muitas reviravoltas legais e bem vindas, o suspense não deixa de surpreender, com isso o filme se torna prazeroso e recompensador, faz todo universo criado por Nolan valer a pena e fica a dica, para quem é super mega true fã do herói mas que não gostam dos filmes do Nolan, uma chance seria uma boa pois mesmo sendo críticos, busquem a diversão, como em um universo paralelo do heroi, pois se alguém tornou Batman ainda mais conhecido e com esse glamour que havia sido esquecido em 1992, esse alguém é Christopher Nolan, será que se tudo que vemos e acompanhamos nos quadrinhos e séries animadas do personagem ao longo dos anos, fossem a risca o que iríamos ver no cinema ? Seria mais divertido ? Seria mais surpreendente ? Será que devemos nos preocupar com o Nolan e sua trilogia que sempre tentou buscar um lado mais realista ou com quem fará um filme do Batman depois dele? Será que a WB acha que será fácil lançar um novo filme do herói?
0 comentários:
Postar um comentário