Contratirando todas as espectativas e probabilidades, o jogador brasileiro curte mais dar uns tiros em Gears of War e perambular pelas florestas de Uncharted que bater uma bolinha virtual no mundo dos games. É que saiu na Globo.com uma pesquisa do IBOPE sobre nossos jogadores e para surpresa geral, a preferência nacional é ação e aventura, depois em terceiro plano, vem o futebol.
A pesquisa também apurou que o mercado brasileiro, vai muito bem obrigado. Simplesmente somos a quarta potência mundial quando o assunto é jogo eletrônico. Para se ter uma noção, a cada 100 brasileiros, 23 curtem um video game, sendo que 67% jogam em consoles, 42% em computadores, 16% em celulares, e 7% em portáteis e 1% nos tablets.
Já a industria brasileira de games não é tão grande quanto em outros países, temos apenas 200 empresas tupiniquins desenvolvendo jogos, mas eu acho que se voltarmos uns 5 anos no tempo e vermos tudo o que vem acontecendo até hoje, esse número não é nada ruim.
Uma outra característica também chama a atenção dos desenvolvedores de jogos, tanto do país quanto do exterior: no Brasil, os jogadores estão querendo jogos com um toque mais brasileiro. Batalhas épicas como as da Guerra dos Farrapos ou uma simples brincadeira de criança. Quando tem tema brasileiro, os jogos vendem mais. Talvez seja por isso que a Ubisoft já colocou no papel a ideia de um Assassin´s Creed ambientado por aqui, a pesquisa faz sentido.
"Tem pedido personagens de quadrinhos brasileiros, tem pedido carrinho de rolimã, Saci Pererê, Curupira, digamos assim, e a gente tenta encaixar isso tudo dentro de um formato aceitável", disse Miquéias Almeida, RH de alguma empresa de jogos aleatória que eu não consegui achar no google através do nome, mas deu no G1.
E assim vamos caminhando, a passos de formiga, mas caminhando. Se com essa caralhada de impostos estamos assim, imagina quando daqui a 300 anos diminuirem os impostos?
![]() |
E teve boatos, que o Brasil estava na pior.... |
0 comentários:
Postar um comentário