O Brasil dos games está crescendo tanto, de uma forma tão rápida, que se existisse uma máquina do tempo e pudéssemos voltar uns 5 anos para comparar a diferença com os dias de hoje, pensaríamos estar em outro país. Naquela época, não era raro encontrar games custando absurdos R$ 250,00, praticamente nenhuma localização a nossa língua pátria e nenhuma indústria grande produzindo dentro do nosso país. O tempo passou e hoje, os preços ainda não estão como devem ser, mas pelo menos já conseguimos ver por aí lançamentos a R$ 129,00, assim como uma porcentagem assustadora de traduções em PT-BR.
Não é para menos, a classe média tem crescido imensamente de ano para ano e isso tem contribuído para que áreas como a dos games desabrochem, que os números da pirataria desçam e o consumo aumente. Isto acaba gerando um maior interesse na criação e desenvolvimento de jogos, assim como obriga a indústria a trabalhar mais de perto o fenômeno, de todas as formas possíveis.
O Instituto de estatística do Brasil diz que 23% dos brasileiros já jogam assiduamente, traduzindo em números, 45 milhões de pessoas, ou seja quatro vezes e meia o número total da população portuguesa. Um estudo da PricewaterhouseCoopers diz que o mercado brasileiro de videogames movimentou cerca de 800 milhões de reais apenas em 2011 sendo já o quarto maior do mundo, e vai continuar crescendo, atingindo em 2016 a marca de 3 bilhões. Claro que estes números se referem a todo o consumo sem distinção para o que é produzido no Brasil e o que é importado. Nesse sentido, Fred Vasconcelos presidente da Abragames (Associação Brasileira de Jogos Digitais) diz que a indústria brasileira de desenvolvimento de jogos movimentou em 2011 aproximadamente 180 milhões de reais e que está em crescimento constante.
Esses dados todos foram roubados do eurogamer Portugal e foram usados para ilustrar o motivo pelo qual uma grande novidade pintou por aqui: O Eurogamer Brasil, ou simplesmente Brasilgamer!! E pelo que andei lendo, a qualidade é a mesma e o conteúdo é absurdo, exatamente como no site de nossos colonizadores!!
O Brasilgamer, é a primeira edição do site, fora do território europeu. Particularmente, eu achei uma honra.
É, a coisa toda ta andando e daqui pra frente vamos torcer para esse número não parar de crescer e que mais melhorias sejam implantadas em nosso querido país (imposto, eu estou olhando para você).
0 comentários:
Postar um comentário