Bom amigos do MixPlayers,
Hoje rolou uns boatos em diversos sites pela interwebz afora que me deixaram de cabelo em pé:
Desenvolvedores deram com as línguas nos dentes e confirmaram as especificações "final-ultimate-the-end" do nosso ansiosamente aguardado console!
- Tri-core CPU, baseado em IBM Power PC, velocidade de Clock desconhecida;
- 1 GB de RAM
- GPU baseado em AMD Radeon 7 series, com suporte DirectX 10 e shader type 4, com 32 MB embarcados de eDRAM.
Primeiro: a Nintendo pelo jeito cortou legal a memória RAM do console, antes era 3GB, depois passou pra 1,5Gb e agora é 1GB, mas não sabemos se esse deve ser dividido entre OS e a GPU do console.
Segundo: o processador Tri-Core seria mais lerdo que os da atual geração (ai não Nintendo, mais lerdo que os de 6 anos atrás?), pra um console que já teve um Six Core Power7 nos DevKit´s iniciais isso seria um downgrade drástico!
Pontos Positivos: a GPU é poderosa e moderna (affe, pelo menos né Nintendo) e tem melhor suporte a shaders e todas aquelas toneladas de frescuras que só os entusiasta de jogos de PC entendem.
Inclusive é devido a esse junção (ao meu ver desastrosa) de CPU fraca e GPU forte que traz tanta dúvida sobre como o console vai se comportar contra os consoles da próxima geração.
A CPU, como já sairam em rumores passados, pode ser o gargalo do sistema, (assim como a GPU é o gargalo do PS3), mas que isso pode ser superado com o tempo quando os desenvolvedores passarem a dominar o sistema completamente e conseguirem contornas essas deficiência (também como no caso do PS3, o que tornou o desenvolvimento mais trabalhoso nele é justamente que ele precisa usar CPU para dar uma força maior nos gráficos do que o Xbox360)
Mas enfim, a minha decepção é por causa que, pra adicionar aquela porcaria de controle cruzamento de gamepad com Ipad no sistema, a Nintendo precisou cortar muito as spec´s do console para não sair caro demais!
Era justamente o que mais temia...masss pelo menos ela cortou certo!
Eu digo isso porque a arquiteturas das GPU´s modernas não é tão dependente do poder das CPU´s de hoje,
Se você montar uma máquina pra jogar e colocar uma CPU Core i3 com uma HD7850 ou uma Core i7 com a mesma VGA o ganho em desempenho não vai ser tão grande, porque pra jogos, quem faz praticamente todo o trabalho é a GPU mesmo, usa-se pouco da CPU.
Isso serve de consolo, mas não garante que as desenvolvedoras não tenham dificuldades para programar para o Wii U.
Isso reforça que não devemos esperar gráficos de cair os queixos nessa primeiras leva de jogos do Wii U, eles serão, no máximo iguais as de PS3/X360 (é esse o objetivo que as desenvolvedoras então buscando, mas já ouvi rumores que alguns jogos vão vir sem alguns efeitos gráficos etc...)
Por mais Nintendista que seja, eu preferia que a Nintendo tivesse mantido aquelas Specs maravilhosas dos primeiros DevKit´s e deixado esse controle gigante de lado, focado em um Wiimote melhorado e pronto!
teriamos o console perfeito! (mesmo assim acho que vou comprar esse joça, fazer o que? eu amo os jogos da Nintendo!!)
Abs do Kid!
0 comentários:
Postar um comentário