![]() |
Opa, Yoshinoro style! |
Faltando 1 dia para o fim do mundo, eis que finalmente dou as caras por aqui (literalmente). O motivo é muito especial como vocês já devem ter percebido pela foto, comprei um Wii U!
Um console novo sempre é motivo de festa para quem é gamer de verdade, então estou aqui para falar o que achei do mais novo filho da Nintendo, levando em consideração que achei o Wii a maior desgraça na terra desde o surgimento do virtual boy.
Qual é a desse controle tablet ai?
Para começar, ao contrário do que muitos achavam, o tablet controller não é nada pesado, muito pelo contrário, é leve e funcional. No inicio até gera um certo desconforto, não pelo peso, mas pelo fato de ter que ficar olhando para duas telas ao mesmo tempo. No Ds isso flui desde que o portátil é ligado, pois as telas são bem próximas, no Wii U precisa de tempo para se acostumar que algumas coisas estão na Tv e outras na pequena tela. Mas é questão de tempo, quando perceber você já estará navegando intuitivamente, como se já fizesse a anos.
Achei o touch tecnologicamente atrasado. Aliás, no inicio eu estava metendo o dedo na tela, tinha me esquecido completamente que existia uma stylus e com o dedo é meio complicado, já que algumas vezes ele não reconhece ou demora a reconhecer o toque. Com a caneta melhora, mas mesmo assim tem horas que a precisão não é perfeita como deve ser. Mas fiquem calmos, também não é nada tão comprometedor, só que para você que está acostumado a tocar no seu Iphone caríssimo, vai sentir uma certa diferença na tela tátil.
A imagem no controle é um pouco "escura", em relação a TV. Não sei se é a minha televisão que estava muito clara e com cores mais vivas, ou a resolução da telinha que é assim mesmo. Enfim, no final eu acabei configurando a imagem da tv de acordo com o que aparecia no tablet, achei mais confortável aos olhos.
A bateria dura cerca de 4 a 5 hrs de jogo e o carregador não é usb. Particularmente eu achei isso melhor, só ligar na tomada e pronto. O fio é bem grande e como não vamos sair por ai com o tablet na mão, não achei esse tempo de duração um problema. Se acabar a bateria, liga a tomada e pronto, continua jogando.
Reinventando a roda...
Quando o assunto é rede online, não existe dúvidas que a Xbox live é a referência. A Microsoft praticamente inventou o serviço online em consoles e a Nintendo parece ter observado muito a concorrente para chegar onde chegou. Não me leve a mal, não estou dizendo que a Nintendo Network é uma cópia da live, porém a empresa japonesa deve ter estudado a rede que um dia foi de Bill Gates para manter o que tinha de melhor e o resultado foi muito satisfatório, a Nintendo praticamente reinventou a roda.
O sistema online é todo integrado ao console e é tão bem feito que é difícil acreditar que saiu da cabeça de alguém da Nintendo. Sabe como é, não é? Estamos acostumados com a política retrógrada dela, na qual muitas vezes foi desagradável para quem é hardcore.
O Mii verse, um tipo de "rede social" integrada a Nintendo Network, funciona como um twitter + facebook, para gamers. Existem comunidades de cada jogo dentro dessa rede social (como as "páginas" no facebook, ou "comunidades" no quase extinto orkut) e é ai que a coisa toda leva graça. Você pode postar nos fóruns, desenhar (existe cada artista aqui, que alguma vezes você se pergunta que aquele desenho foi realmente possível utilizando somente a stylus), compartilhar fotos de jogos, seguir as postagens de seus amigos, da um "joinha" e etc e talz. Não vejo a hora de ver o flamewar rolando solto, por enquanto tá tudo muito calmo e feliz. Como o próprio Iwata certa vez disse, é uma tarefa árdua explicar o funcionamento do Mii Verse, eu mesmo nem tinha ideia do que era até experimentar, só quando vocês entrarem entenderão o que estou falando.
Vai virar padrão e os próximos consoles da Sony e Microsoft provavelmente terão seus próprios "miiverses".
O que entristeci é ver que o sistema não está totalmente livre de problemas, apesar de todas as inovações. Por exemplo, o tempo de resposta para se entrar em algum aplicativo é demoradíssimo, cerca de 15 sgs a partir do momento que você clica. É como se o video game estivesse lendo um cd da era playstation one, para então começar a funcionar. Até mesmo para entrar no menu de configurações do console leva esse tempo. É nessas horas que você se pergunta: Será que ninguém na Nintendo se tocou que o console precisava de muito mais memória que seus atuais 1gb? Como já falei antes, o Miiverse vai virar padrão, porém os novos consoles das concorrentes vão pegar a ideia e melhora-la ao infinito e a Nintendo mais uma vez ficará para trás no que se diz respeito a tecnologia para o pessoal mais entusiasta no assunto.
A primeira decepção, agente nunca esquece....
Primeiro que ao criar uma conta na NN, coloquei lá o Brasil, Rio de Janeiro e etc e talz. Quando fui entrar no Eshop, eis que uma mensagens gigantesca aparece dizendo que o shoping virtual não está disponível no meu país. Então, como não dava para mudar o país na minha conta da NN, tive que apagar o tradicional "MayconJoya" e fazer uma nova ID só com "Maycon" (quem quiser add, fique a vontade) com os EUA como país. Poderia ter mantido a conta brasileira, porém se você colocar que mora no EUA na sua conta da NN e nas configurações do console estiver o Brasil como país de residência, da conflito e ele não loga. Então, para evitar de ficar entrando no menu toda hora que quiser mudar de conta (como já disse, demora pra cacete para entrar) e para ficar evitando esse lance de gambiarras como na Psn, decidi por apagar a conta original e manter somente essa americana. Depois se quiser mudar, eu já li que é só ligar para a Nintendo que eles resolvem.
Ao contrário de muitos, eu consegui colocar meu cartão de crédito normalmente no sistema, inclusive já comprei U$ 60,00 em créditos, só estou aguardando um HD para efetuar a compra. O meu CC é Master Card e obviamente é internacional. No zip code, eu coloquei o CEP de Rio das Ostras e funcionou perfeitamente, sem macete algum.
Mas falando em Hd, como todos podem notar pela foto, eu comprei a "poor edition", que vem só com 8gb de memória interna e a promessa de expansão com hds externos. Ontem fui todo serelepe e feliz comprar um hd básico, de uns 500 gb só, não sou muito de baixar jogos de caixinha e os da NN não são tão grandes assim para exigir um hd de 1Tb por exemplo.
Eis que quando chego em casa e vou ligar o hd no console, descubro que nem todos os hds são compatíveis com o Wii U e acabei ficando em um prejuízo de R$ 269,00... Procurei na internet sobre o problema e descobri que por enquanto, os únicos hds compatíveis com o Wii U são aqueles que possuem ligação externa. Segundo a Nintendo, com o tempo outros serão compatíveis por meio de atualização, mas por enquanto somente essa lista aqui.
Finalizando...
Espero que tenham gostado dessas primeiras impressões sobre o console. Ainda não posso falar de jogos, porque não tenho nenhum, somente uns antigos de wii, que a propósito ficam bem bonitos quando rodados no novo console, deve ser o cabo HDMI sei lá. Joguei a demo de Rayman Legends e a resolução é de babar, mal posso esperar para colocar minhas mãos no New Super Mario U e um novo Zelda. Por enquanto é só o que tenho a falar, aguardem por mais informações assim que eu for pegando os jogos.
E para quem acredita que o mundo vai acabar mesmo amanhã....
![]() |
KE KE KE KE KE |
0 comentários:
Postar um comentário